"Eu amo tudo o que foi
Tudo que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia."
Fernando Pessoa
Posts Recentes
Arquivos Cult
Citações
Links Legais
Links Super-Legais
Links Úteis
Cristie's Disco
Cristie's Bossa Nova
Baixar filmes ou seriados pela internet, é um de meus passatempos favoritos. Pretendo postar várias dicas sobre como baixar, assistir, embutir legenda, converter e gravar Dvds. O tema é muito extenso, mas com calma, chego lá.
Independente de qual seja a sua fonte, acho importante a dica a seguir, pois a maioria desconhece o significado dos diferentes formatos de vídeo.
"CAM"
É um "RIP" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas e gritos são ouvidos durante o filme.
Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, tirando um ou outro que resolve levantar e ficar na frente da tela, na parte mais importante do filme. Hahaha Que raiva!
Se puder, evite e aguarde uma versão melhor.
"TELESYNC (TS)"
Tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona, para pessoas que não ouvem bem).
Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um TELESYNC é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um SAMPLE (amostra) antes de baixar o filme por completo.
A maior parte dos TELESYNC são CAMs que foram rotuladas de forma errada.
"TELECINE (TC)"
Uma máquina de TELECINE copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os TELECINE são muito raros. Geralmente o filme estará com o ASPECT RATIO (proporção) correto, apesar de existirem TELECINE de 4:3 (tela cheia).
TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme...
"SCREENER (SCR)"
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional.
Um SCREENER é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns SCREENER com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” ( mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone antipirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em algumas cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
"R5"
Se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato, que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs.
O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são transferidos diretamente de um TELECINE sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional.
Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição "LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD SCREENER. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA, passaram a nomear seus Releases de "R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
"DVD-SCREENER (DVDscr)"
Mesmas condições do SCREENER, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter.
O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. +
Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
"DVD-Rip"
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado.
A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
"VHS-Rip"
feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
"TV-Rip"
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedência.
"PDTV/HDTV"
São capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados.
Muitas vezes vemos o RIP rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de RIPs em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos RIPs de TV.
"AVI"
Áudio Vídeo Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows.
Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
"RMVB"
É a abreviação para RealMedia Variable Bitrate, uma extensão de arquivos multimídia com a taxa de bits variável. Em média, cada arquivo em RMVB tem a metade do tamanho do que a de um vídeo em DivX/XviD ( DVDrip ), porém com qualidade semelhante.
Tal formato provém do original RM (RealMedia) e sua tecnologia é capaz de variar a taxa de dados em relação à complexidade da imagem disposta em cada quadro.
"MPEG"
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC.
Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto “.mpg” quanto .mpeg na extensão.
"DivX /XviD"
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC.
XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
Existem outros formatos além dos listados aqui, prá não confundir, achei melhor colocar somente os mais comuns, que aparecem com maior frequência.
Gostaria imensamente de dar os créditos à uma fonte específica, mas o mesmo conteúdo, apesar de diversificado, se encontra em diversos lugares.
Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Afinidade é sentir com.
Sentir com, é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.
Afinidade é jamais sentir por.
Só entra em relação rica e saudável com o outro,
A afinidade não precisa do amor. Pode existir com ou sem ele.
A afinidade é singular, discreta e independente,
Por prescindir do tempo e ser a ele superior,
Sensível é a afinidade.
Aquele ou aquela de quem você foi tão amigo ou amado, e anos depois
Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
Passeando pela Net, você encontra muita coisa legal e uma das mais aprazíveis,
na minha opinião, é o YouTube. Adoro mergulhar por lá, e muitas vezes perco a
noção do espaço e do tempo, embalada pelos vídeos musicais.
Através da edição de um código ao link do vídeo, é possível aumentar a
qualidade do mesmo.
No caso de alguns antigos, achei genial, pois a diferença é grande.
Demora um pouco mais que o habitual, a espera no carregamento do vídeo,
mas tenho certeza que valerá a pena.
Basta que você acrescente &fmt=18 no link do vídeo, como mostro no exemplo abaixo.
Versão original - http://br.youtube.com/watch?v=EtGF2m102Wg
Versão melhorada - http://br.youtube.com/watch?v=EtGF2m102Wg&fmt=18
Experimente. Qualquer dúvida, deixe um comentário, que tento esclarecer...
Aproveito e peço desculpas, pelo inconveniente do link "Leia Mais" embutido
em cada Post, mas ainda não descobri uma forma de incluí-lo apenas quando
necessário, no caso, em Posts imeeeeensos como tutoriais.
Como é muito útil, decidi mantê-lo até encontrar outro meio.Beijos
Dicas pra deixar rápido, melhor e sem problemas aos usuários.
1 - Adicione mais memória
A maneira mais simples de melhorar o desempenho do seu computador e adicionando mais memória (RAM) – 1 GB (1024 MB) é o mínimo recomendado, mas quanto mais o seu sistema suportar ou quanto mais você puder pagar, mais memória é sempre bem-vinda.
2 – Use o seu Pen Drive USB
Se você tem um Pen Drive com no mínimo 256 MB de espaço livre, saiba que é possível utilizá-lo para dar uma ajudinha ao PC. Plugue-o em uma entrada USB 2.0 e quando for reconhecido pelo computador selecione "Speed up my system".
3 – Configure o ReadyBoost
Se a opção anterior não funcionar, abra o Meu Computador , clique com o botão direito no ícone do dispositivo USB conectado, selecione Propriedades, clique na aba ReadyBoost e ative a opção manualmente.
4 – Escolhendo um Pen Drive
Se você pretende comprar um Pen Drive especificamente para usar como ReadyBoost, opte por um modelo com tempos de leitura e gravação rápidos. Assim, os resultados obtidos serão mais satisfatórios.
5 – Faça um overclock na sua placa de vídeo
(Cuidado - Use por conta e risco!) Você pode configurar sua placa de vídeo para arrancar um pouco mais de frames por segundo enquanto está jogando. Use ferramentas como PowerStrip (entechtaiwan.com/util/ps.shtm) ou ATITool (www.techpowerup.com/atitool/)– esta ainda está na versão Beta – para otimizar a exibição de imagens, mas fique atento com essa dica porque você pode "estressar" sua placa de vídeo e reduzir o seu tempo de vida útil – ou ainda causar danos à ela. Portanto, pense cuidadosamente antes de fazer isso e lembre-se: o risco é todo seu...
6 – Faça um upgrade nos seus drivers
Certos updates de drivers – particularmente os para placas de vídeo e chipsets – podem melhorar suas performances. Cheque os fabricantes do seu PC, da sua placa-mãe ou da sua placa de vídeo para ver se existem drivers novos.
7 – Torne os drivers externos mais rápidos
Você fica decepcionado com a baixa velocidade dos dispositivos externos USB e Firewire, quando comparados ao drive interno? Não se preocupe mais: exata é um novo padrão que oferece performance de drive interno para os externos. Você precisará de um acesso para uma porta exata – alguns computadores modernos já vêm com ele, mas em muitos casos será preciso comprar uma placa plug-in (PCI ou PCI-Express) com o seu drive.
8 – Veja o desempenho do seu computador
O seu Windows Experience Index basicamente informa o quanto seu computador é capaz de rodar o Windows Vista, o que te dá uma boa idéia do que é preciso melhorar para obter um melhor desempenho. Clique em Iniciar → Painel de Controle, selecione Sistema e Manutenção e clique em Informações e Ferramentas de Desempenho. Use os links à esquerda em conjunto com as nossas dicas para melhorar seu computador.
9 – Torne sua rede mais rápida
Conexões sem fio são mais lerdas que as conexões via cabo, portanto, não faça o seu computador ficar sem fio, a menos que você precise. Procure por equipamentos com padrão 802.11n para melhor alcance e performance – lembre-se, quanto mais distante estiver do ponto de acesso, mais lerda sua conexão será, então para transferir arquivos grandes de um PC para outro tente colocá-los o mais perto possível dele, ou até mesmo plugá-lo ao roteador para obter a máxima velocidade de transferência.
10 – Expanda o Paging File
O Paging File é uma espécie de extensão da memória do seu PC. Se você tem um segundo disco rígido interno ou um drive de conexão eSATA é possível configurar o Vista para utilizá-los como paging file. Veja como: A)Acesse as Configurações de Memória Virtual Abra o Propriedades do Sistema e clique em configurações avançadas. Selecione as configurações no campo Performance, clique na tab Avançado e aperte o botão Alterar.
B) Configure Novo Paging File Na janela que foi aberta, desmarque a opção que mantinha automática a configuração do tamanho do paging file para todos os drivers. Procure na sua lista de drivers e selecione
a divisão menos utilizada do seu segundo drive. Selecione a opção para o sistema controlar o tamanho e clique para configurar. C) Reinicie e Veja Clique OK três vezes e quando estiver pronto reinicie o PC. Uma vez reiniciado, volte às telas anteriores e verifique se tanto o drive C quanto o novo drive estão configurados para o paging file.
11 – Distribua os arquivos rapidamente
Quer mandar os arquivos perdidos diretamente às suas respectivas pastas? Faça o download grátis do Magic Folder Gadget – ele vai criar uma pasta virtual para a qual você poderá enviar os arquivos. É possível colocá-los em uma única pasta, ou configurar o programa para enviar determinados tipos de arquivos para uma pasta específica.
12 – Personalize o menu Iniciar
Clique com o botão direito no menu Iniciar e vá em Propriedades. Selecione Personalizar e você poderá deixá-lo de acordo com as suas preferências, podendo, por exemplo, colocar os programas que você mais usa em um "menu de acesso rápido".
13 – Atalho para qualquer ferramenta do Painel de Controle
Se você usa freqüentemente a janela Painel de Controle, por que não criar um atalho para as suas ferramentas? Você poderá colocá-lo em qualquer lugar, até mesmo no menu Iniciar. Como fazer isso? Veja só: A) Criar atalho Abra o Painel de Controle e mude-o para a versão clássica (Iniciar → Painel de Controle → Aparência e Personalização → Barra de Tarefas e Menu Iniciar → clique na guia Menu Iniciar → clique em Menu Iniciar Clássico → aperte OK)Clique com o botão direito no Painel de Controle que deseja criar o atalho e selecione Criar Atalho. B) Posicione o atalho Um novo atalho aparecerá na sua área de trabalho – você pode arrastá-lo até a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou até ao menu Iniciar para ter acesso fácil ao Painel de Controle escolhido.
14 – Use a tecla Windows
O seu teclado tem uma tecla do Windows (situada entre o Ctrl e o Alt) e você acha que ela só serve para acessar o menu Iniciar? Saiba, então, que ela faz muito mais do que isso. Apertando a tecla windows + uma determinada letra é possível acessar atalhos em seu computador. Por exemplo: tecla do windows + M → minimiza todas as janelas abertas; tecla do windows + F → procurar um arquivo ou pasta; tecla do windows + R → abre a caixa de diálogo Executar. Você também pode apertar a tecla do windows + um número entre o 1 e o 0 para acessar um dos dez primeiros programas da barra de ferramentas de Acesso Rápido. Para conhecer outros atalhos acesse o site da Microsoft
15 – Programe atalhos no seu teclado
Muitos teclados modernos já vêm com teclas extras que você pode configurar como atalhos para acessar programas ou outras partes do computador. Abra o Painel de Controle e clique no ícone do Teclado. Procure pela guia que permite você colocar uma
certa função para uma determinada tecla – se não encontrar essa opção, faça o download de drivers ou softwares a partir do site do fabricante do teclado.
16 – Crie os seus próprios atalhos
Você pode configurar atalhos de teclado para qualquer programa que desejar. Clique com o botão direito no atalho do programa escolhido e selecione Propriedades. Depois vá em Propriedades do Atalho → Atalho → Tecla de atalho. Aí é só pressionar a tecla que deseja para o atalho e ela será combinada com as teclas Ctrl + Alt, já que atalhos de teclado sempre começam automaticamente com Ctrl + Alt. Para utilizar o atalho criado aperte Ctrl + Alt + tecla escolhida.
17 – Utilize a caixa de diálogo Executar
Pressionando a tecla do windows + R você abrirá a caixa de diálogo Executar. A partir dela, é possível digitar endereços da web, nomes de pastas ou dos principais programas e acessá-los rapidamente, sem utilizar o menu Iniciar.
18 – Use a Barra de endereços
A Barra de endereços tem a mesma função que a caixa de diálogo Executar, mas você pode tê-la permanentemente em sua barra de tarefas (que fica situada na parte inferior da tela). Para ter acesso a ela, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione Barra de ferramentas → Endereço.
19 – Encontre um arquivo mais rapidamente
Se você abrir uma pasta cheia de arquivos, poupe tempo digitando as primeiras letras do nome do arquivo que você procura – será mais fácil encontrá-lo.
20 – Utilize a pasta SendTo
Abra a caixa de diálogo Executar e digite %APPDATA%\Microsoft\Windows\SendTo para abrir a pasta SendTo. Arraste algum atalho de programa para dentro dessa pasta (segure o Ctrl enquanto estiver fazendo isso, para assegurar que você está copiando, e não movendo) e ele ficará disponível na opção "Enviar para", que aparece quando se clica com o botão direito em cima de um arquivo. Essa função é ótima se você, por exemplo, tiver diferentes programas de edição de imagens e quiser abrir um arquivo em qualquer um deles, como opção ao programa padrão.
21 – Dê prioridades aos seus programas
É possível dar certas prioridades aos programas utilizados no seu computador, o que pode melhorar a performance de aplicativos que exigem bastante do processador , como as ferramentas multimídia (Windows Media Player, por exemplo) ou jogos. Por padrão, todos os programas estão no nível Normal, mas é possível aumentar para Acima do Normal e Alta. Para fazer isso, clique com o botão direito na Barra de Tarefas e selecione Gerenciador de Tarefas. Localize o programa na janela que abrir, clique com o botão direito em dele em selecione "Ir para processo". Depois clique com o botão direito no arquivo selecionado, na guia "Processos", e escolha a prioridade. Não escolha a opção Tempo Real porque você dará ao programa uma prioridade abaixo que a do próprio Windows Vista, e talvez seu sistema fique lerdo.
22 – Rode o programa sempre com a prioridade diferente
Você pode configurar um atalho para que ele abra o programa sempre na prioridade escolhida. Troque a prioridade para Acima do Normal ou Alta. Veja como:
A) Configure o comando do atalho Clique com o botão direito no atalho e selecione Propriedades. Na caixa Destino, antes do que já está escrito, digite o seguinte: cmd.exe /c start "" /high B) Troque o ícone do programa Clique em Aplicar. O ícone do programa irá mudar para um promt de comando, então clique em Alterar ícone, seguido de Procurar. Encontre o programa que o ícone originalmente abria e clique Abrir. Você verá o ícone do programa aparecer. Selecione ele e clique OK duas vezes para terminar.
23 – Escolha uma prioridade mais baixa
Não coloque muitos programas nos níveis de prioridade mais elevados. Ao contrário, procure alguns programas secundários e baixe suas prioridades para o níveis Abaixo do Normal e Baixo, assim eles não exigirão muito do tempo de processamento, ajudando a melhorar o desempenho de outros aplicativos.
24 – Tenha rapidamente os usos administrativos
Pressione a tecla do windows para acessar o menu Iniciar e digite o programa que você está procurando. Pressione Ctrl + Shift + Enter, seguido de Alt + C e você abrirá o programa com todos os direitos de uso administrativo sem sequer dar um clique.
25 – Desative os promts de segurança
A versão grátis e básica do Tweak VI (veja artigo Utilize o máximo dos recursos do Tweak) contém algumas praticidades que podem deixar o seu PC mais rápido. Se você quiser, durante a instalação do programa é possível desativar o controle das contas dos usuários, removendo a caixa de diálogo de confirmação quando se acessa ferramentas de níveis administrativos. Mas lembre-se que você está comprometendo a segurança do computador por conveniência, então desative esta opção com cuidado.
26 – Otimize o Superfetch
A funcionalidade Superfetch, do Windows Vista, faz com que as aplicações e os ficheiros carregem de modo mais rápido. O Tweak VI tem uma seção dedicada a esvaziar o conteúdo ("flush") dos logs para otimizar o desempenho. Para acessar essa função, selecione System Information and Tweak → Hard drive information, e mude para a guia "Prefetcher and SuperFetch optimization". Clique no botão Reset the Prefetcher.
27 – Use mais o Tweak VI
Explore as outras áreas do Tweak VI e veja o que você pode encontrar – tem uma seção para melhorar a performance baseada no processador, além de outras dicas e "tweaks". Como dissemos no tutorial sobre o Tweak, não esqueça de fazer pontos de restauração antes de começar a mexer no programa, caso alguma coisa dê errada.
28 – Desfragmente o disco rígido
Desfragmentar o disco rígido basicamente reagrupa os arquivos que estavam fragmentados, tornando o PC mais rápido. Ao contrário das versões anteriores do Windows, o Windows Vista realiza a desfragmentação automaticamente, uma vez por semana. No entanto, você pode programá-la para ser feita manualmente, diariamente ou uma vez por mês. Para acessar o Desfragmentador de Disco, faça o seguinte: Iniciar →
Todos os Programas → Acessórios → Ferramentas do Sistema → Desfragmentador de Disco.
29 – Desative a desfragmentação automática
O seu PC fica um pouco mais lerdo quando a desfragmentação está sendo realizada, então você pode preferir fazê-la manualmente. Desative o agendamento, clicando em Alterar Agendamento, no menu do Desfragmentador de Disco. De preferência, faça a desfragmentação em um momento que você não precisa usar o computador, para não interferir no seu trabalho.
30 – Dê uma força ao disco rígido
Muitos computadores vêm equipados com disco rígido SATA, superior ao padrão antigo IDE. Se o seu laptop ou computador conectado a um dispositivo UPS (Uninterruptible Power Supply), você pode acelerar o desempenho mexendo em suas configurações avançadas. Clique em Iniciar → Painel de Controle → Sistema e Manutenção → Gerenciador de Dispositivos, abra a seção de drivers de disco, clique com o botão direito no disco rígido, escolha Propriedades → guia Policies (a segunda da esquerda pra direita). Selecione a caixa para ativar performance avançada e clique OK.
31 – Acesse qualquer CD ou DVD instantaneamente
Uma maneira prática de ter acesso aos seus CDs e DVDs, sem ter de ficar trocando eles no drive de leitura, é armazená-los como Imagem ISO. Este formato faz uma cópia exata dos dados contidos nos discos, e permite que você os acesse rapidamente, sem a necessidade de sua mídia original. Para acessar os arquivos ISO, é preciso configurar um CD ou DVD virtual – sugerimos a utilização do programa Daemon Tools.
32 – Crie arquivos ISO
É possível converter um CD ou DVD para o formato ISO e armazená-lo no disco rígido. Para tanto, use o programa LCISO Creator. Depois de instalá-lo, acesso o menu, selecione o disco e clique em Create ISO.
33 – Monitore as demandas do sistema
Clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione o Gerenciador de Tarefas. Vá na guia Desempenho para ver quais são as demandas em andamento no seu processador e memória. Mude para a guia Processos e clique na guia CPU para ver o que está usando recursos do sistema.
34 – Remova os programas que você não utiliza
Quanto mais programas você tiver instalado no seu computador, mais lerdo ele ficará. Os aplicativos que não estão sendo usados ocupam espaço no disco rígido e geram clutter (dados inúteis que sobrecarregam o registro do sistema). Vá em Iniciar → Painel de Controle → Programas → Programas e Recursos. Selecione o programa e clique em Desinstalar.
35 – Remova os programas que você não utiliza
Todo programa que abre assim que o Windows se inicia consome recursos e aumenta o tempo para que a inicialização seja concluída. Alguns programas – como as ferramentas de segurança – são essenciais, mas outros não. Descubra os aplicativos que carregam no início com o aplicativo AutoRuns, que você pode fazer o download no site Microsoft TechNet. Aprenda a mexer nesse programa:
A) Extraia os arquivos da pasta zipada Depois de fazer o download do programa, clique duas vezes na pasta e selecione Extrair todos os arquivos. Escolha um local para salvar os arquivos e clique Extrair. Uma vez feito isso, clique duas vezes no arquivo autoruns.exe para iniciar o programa. B) Guia Logon Uma janela com várias guias vai ser aberta. Mude para a guia Logon e desmarque os aplicativos que você acha seguro desativar – você pode clicar com o botão direito sobre o programa e selecionar Search Online para saber mais sobre determinado programa. C) Delete alguns programas permanentemente Uma vez que você tenha certeza de que determinado aplicativo não é importante, é possível optar por excluí-lo definitivamente, clicando com o botão direito sobre ele e selecionando Delete. Aperte Yes quando tiver finalizado.
36 – Desabilite a descoberta de rede de impressora
Se você está conectado a uma rede, mas não compartilha impressora, acelere um pouco as coisas desabilitando a descoberta de rede de impressora. Clique Iniciar → Painel de Controle → Rede e Internet → Central de Rede e Compartilhamento. Selecione o compartilhamento de impressora, desative a opção e clique em Aplicar.
37 – Acelere as buscas pelo menu Iniciar
Clique com o botão direito no menu Iniciar, escolha Propriedades → Personalizar. Desmarque as opções de busca dos favoritos e histórico, e a referente às buscas em programas comunicativos (e-mails e programas de mensagens instantâneas). Na busca por arquivos, selecione Não procurar por arquivos, para restringir a busca apenas ao menu Iniciar.
38 – Melhore o desempenho das buscas indexadas
A pesquisa por índices significa uma busca bem mais rápida, mas tem impacto no desempenho diário do computador. Exclua os itens indesejáveis inseridos na busca indexada para melhorar a sua performance. Clique em Iniciar → Painel de Controle → Sistema e Manutenção → Opções de Indexação → Modificar. Na lista "Alterar locais selecionados" desmarque a caixa de seleção de um determinado local para não indexá-lo.
39 – Opções avançadas de indexação
Ainda em Opções de Indexação, clique no botão Avançadas para abrir uma nova janela que permite modificar mais configurações. Na guia Tipos de Arquivo, é possível adicionar ou remover certos formatos de arquivo da pesquisa indexada. Considere remover os arquivos executáveis e outros tipos que você não deseja buscar. Se você tiver um tipo de arquivo incomum e quiser adicioná-lo no índice, selecione "Adicionar nova extensão" (na mesma guia Tipos de Arquivo) e clique em Somente Propriedades do Índice.
40 – Desative a busca indexada
Para a maioria dos usuários, o impacto mínimo no desempenho do PC, gerado pela busca indexada, é aceitável. Mas se você não tem um equipamento muito potente, é possível desativar essa opção. Clique em Iniciar → Meu Computador, clique com o
botão direito no seu drive e selecione Propriedades. Desmarque a opção "Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo".
41 – Otimize o Registro do Windows
Faça o download grátis e instale o programa Free Registry Defrag, a partir do site registry-clean.net. Abra o aplicativo e clique em Analyze Registry para fazer uma análise do Registro. Espere até que os resultados apareçam e clique em Compact/Defrag Registry para recuperar espaços desperdiçados e desfragmentar os arquivos, melhorando assim o desempenho do seu computador.
42 – Remova os efeitos visuais
Remova alguns dos efeitos visuais do Windows Vista para dar uma turbinada no seu PC. Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Clique nas configurações avançadas e selecione Configurar, na seção Desempenho. Na guia Efeitos Visuais selecione para ajustar para ter melhor desempenho, desativando todos os efeitos, ou selecione Personalizar para desabilitar individualmente os efeitos. Clique OK duas vezes para efetivar as mudanças.
43 – Desative os efeitos transparentes
O Windows Aero tem um efeito de vidro transparente com animações que consome um grande número de recursos. Você pode desativá-lo clicando com o botão direito no seu desktop e selecionando Personalizar. Clique em cores das janelas, seguido de Aparência e desmarque a caixa de seleção Ativar Transparência antes de clicar em OK.
44 – Desative a Restauração do Sistema
A Restauração do Sistema é útil para recuperar seu sistema quando encontrar algum problema, mas na medida em que ele cria Pontos de Restauração e monitora o seu sistema o espaço do seu computador é ocupado e o desempenho do processador é prejudicado. Se você pode viver sem esse recurso de segurança, desative-o. Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Escolha Proteção do Sistema, desmarque a caixa de seleção perto do drive e clique para desativar a Restauração do Sistema.
45 – Desabilite o Controle de Conta de Usuário
O Controle de Conta de Usuário cria um sistema de segurança que impede que se façam modificações do sistema sem que você as confirme. Usuários mais avançados capazes de lidar com os riscos de segurança podem desativar esse recurso para acelerar o desempenho do computador quando rodar determinadas ferramentas. Para desativar o Controle de Conta de Usuário, faça o seguinte: Iniciar → Painel de Controle → Contas de Usuário e Segurança Familiar → Contas de Usuário → Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário. Desmarque a caixa de seleção do Usar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o seu computador. Clique OK. O Controle de Conta do Usuário pode deixar o computador lerdo e irritar usuários avançados, mas é essencial para os menos entendidos.
46 – Pare a Hibernação Automática
O processo de hibernação automática acontece constantemente no plano de fundo, utilizando recursos. Se você não se incomoda em selecionar o modo Hibernar manualmente, ou não usa um laptop que depende de bateria, desligue a função
automática. Abra o Painel de Controle, selecione Sistema e Manutenção e clique para mudar as opções de quando PC entra em modo de espera. Selecione para ele não entrar em modo de espera, e clique OK.
47 – Desative a Compactação Diferencial Remota
A menos que você mude seus arquivos de local dentro de uma rede, de modo freqüente, essa função pode ser desativada seguramente. Abra o Painel de Controle e vá em Programas. Escolha Ativar ou desativar recursos do Windows, desmarque a opção Compactação Diferencial Remota e clique OK.
48 – Cheque o Visualizador de Eventos
Alguns problemas no seu computador podem se manifestar deixando o desempenho lerdo ou em longas esperas. Utilize o Visualizador de Eventos para examinar e consertar esses problemas: A) Acesse Logs do Sistema Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Computador e selecione Gerenciar. Quando o Gerenciamento de computador abrir escolha Visualizador de Eventos – após um pequeno tempo de espera uma tela com um resumo aparecerá. B) Veja os erros e avisos Selecione Logs do Windows e clique duas vezes em um log para ver os eventos gravados nele. Clique em Ações → Filtrar Log Atual e marque Nível crítico, erro, aviso, para visualizar apenas essas opções. Clique OK. C) Detalhes do evento Clique com o botão direito em um evento e selecione Propriedades do Evento. Uma caixa de diálogo aparecerá com detalhes do evento e uma descrição do seu histórico. Se informações adicionais estiverem disponíveis, clique para fazer um eventual conserto.
49 – Remova a Barra Lateral do Windows
Cada gadget da barra lateral do Windows consome recursos do sistema, então tente ter o mínimo deles possível, ou, se preferir, desative totalmente a barra lateral. Para fazer isso vá em Iniciar → Painel de Controle → Aparência e Personalização → Propriedades da Barra Lateral do Windows. Desmarque a opção Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado. Clique OK.
50 – Verifique se as suas mudanças estão mantendo o computador estável
É uma boa idéia monitorar o seu sistema para ver que efeitos – positivos ou negativos - tiveram as modificações realizadas. O Monitor de Confiabilidade exibe um gráfico com informações de como cada ação afeta o desempenho do seu PC. Clique Iniciar → Informações e Ferramenta de Desempenho → Ferramentas Avançadas → Abrir Monitor de Desempenho e Confiança → Monitor de Confiabilidade.
Fonte: Vista Brasil
Tenha cuidado ao instalar o Vista no laptop. Configure logo suas opções de energia, a partir dos três modos instalados de fábrica: intermediário, alta performance e econômico.
É possível configurar cada um deles, porém, esses recursos ainda deixam a desejar, quando comparados aos softwares das fabricantes de laptops para XP.
A maioria das fabricantes ainda não desenvolveu aplicativos compatíveis com o Vista para otimizar o uso da bateria. Em certos modelos de laptop, por exemplo, não é possível ajustar o brilho da tela. E a tela LCD dos laptops é o que mais consome bateria.
Outra dica: se você usar o visual Aero do Vista, sua bateria irá acabar mais rápido, porque o sistema irá usar processamento da placa gráfica independente do processador, consumindo bem mais energia.
Para laptops que não estejam plugados na tomada, a dica é usar o visual clássico ou, no mínimo, o modo Básico. Gaste algum tempo navegando nas opções avançadas de gerenciamento de energia e use bastante o modo sleep (stand-by/dormir) que, sem dúvida, está bem melhor do que no XP.
A qualquer momento, as fabricantes de laptops podem desenvolver drivers otimizados para o Vista e o Windows Update é o melhor lugar para encontrá-los. No dia do lançamento oficial do Vista, já havia novos drivers disponíveis para as placas de vídeo integradas da Intel e da Nvidia, por exemplo. Além de drivers de dispositivos da Sony, Toshiba e outras fabricantes de laptops.
Confira mudanças avançadas para deixar o Vista melhor:-
Antes de começar, pare: não siga essas dicas se você não souber exatamente o que está fazendo. Neste caso, vale a pena consultar aquele amigo que entende mais de informática. Com elas, dá para personalizar o sistema e ganhar um pouco mais de memória, o que pode ser útil para usuários mais avançados...
A cada mudança de configuração do Vista, o sistema exibe um pop-up pedindo permissão para realizar o processo. Essas perguntas irritam a maioria dos usuários mais experientes e podem ser desabilitadas totalmente.
Para tal, você irá precisar desabilitar um dos prinicpais recursos de segurança interna do Vista, que é o controle unificado de usuários, o UAC.
Via Painel de Controle, clique em Contas de Usuários (User Accounts) e haverá a opção de ligar ou desligar o controle de contas do usuário. Ao fazer isso, será necessário reiniciar o computador e qualquer mudança —para o bem ou para o mal— poderá ser feita sem a "permissão" do administrador.
Desabilitar o controle de usuários não é recomendado, também, para quem usa o PC compartilhado com outras pessoas da casa ou em ambientes públicos. Sem o recurso, qualquer um poderá deletar arquivos importantes ou instalar spywares, por exemplo.
Use-o apenas se você souber que tem controle total sobre seu PC.
Outra dica, que inclusive pode ser adotada no XP, é desabilitar serviços inutilizados que o Windows carrega automaticamente ao iniciar.
Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc. Nesta tela, estão todos os serviços —essenciais ou não— do Windows.
Usuários avançados podem ler as descrições e desabilitar (pare o serviço em uso, depois desabilite-o) e economizar preciosos megabytes de RAM na próxima inicialização.
Tenha bastante cuidado. Alguns serviços são essenciais à segurança do sistema e, quando desabilitados, podem colocar a máquina em risco ou até congelar o Windows na próxima inicialização. No entanto, há uma série deles que pode ser desabilitada, como a opção ‘Servidor’ (se você não pretende compartilhar nada em rede), o link distribuído de clientes NTFS, o Serviço de Indexação (caso você não use a ferramenta descrita no início desta reportagem), o ReadyBoost, a busca automática por dispositivos Smartcard, uPNP, Arquivos Offline, Centro de Segurança, Tablet PC, NetBIOS Helper, Logon Secundário, Windows Image, Error Reporting, Serviços de Terminal, entre outros.
Desabilitando vários serviços que você não usa, é possível economizar até 100 MB de RAM na próxima inicialização.
Se as coisas não derem certo, você pode voltar à tela e reabilitar os serviços que cancelou.
Depois de terminada a instalação do Vista, percebe-se que a Microsoft fez um bom trabalho no que diz respeito à alocação de memória e também no gerenciamento de recursos do sistema. Mas isso não quer dizer que não se possa melhorar o desempenho, mesmo que, para isso, seja necessário sacrificar algumas funcionalidades do sistema.
A seguir veremos algumas dicas simples e rápidas para "acelerar" o Vista.
Ferramentas de Desempenho – O Vista permite ser configurado para melhorar o desempenho, principalmente em micros com hardware mais fraco. As Ferramentas de Desempenho podem ser acessadas pelo caminho: Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Informações e Ferramentas de Desempenho . Podemos escolher as seguintes tarefas:
a) Gerenciar programas de inicialização – Usando esta opção podemos desativar certos programas que são carregados durante o BOOT do Vista, liberando mais memória para outros aplicativos. É claro que o usuário tem que saber o que está fazendo nesta opção. Se você é novato, não altere nada aqui.
b) Ajustar Efeitos Visuais – Assim como o Windows XP, o Vista permite que todos os efeitos visuais possam ser desligados para melhorar o desempenho. Para um micro com problemas evidentes de desempenho, sugiro ser radical e clicar na opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" . Isto vai fazer com que o Windows Vista fique parecido com o antigo Windows 98, mas a máquina vai ficar mais "esperta". Também podemos ir ajustando opções individualmente para conseguir uma boa relação desempenho/apresentação visual.
c) Ajustar opções de indexação – Remover a indexação do Vista vai melhorar o desempenho, mas perde-se a eficiência da ferramenta de busca do sistema. Se desejar remover, clique em Ajustar opções de indexação, clique em modificar e desmarque todos os locais indexados.
d) Ajustar as Configurações de Energia – A opção padrão para o "plano de energia" depois da instalação do Vista é "Equilibrado". O plano de energia é um conjunto de configurações de hardware e software que gerencia o uso da energia do PC. Se o Vista está instalado em um desktop, constantemente ligado à tomada, é melhor selecionar a opção "Alto Desempenho". O computador vai sempre funcionar na velocidade máxima, apesar de consumir mais eletricidade
e) Abrir a Limpeza de Disco – Eliminando os arquivos temporários e outras "sujeiras"vai melhorar o desempenho do sistema. A Limpeza de Disco deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas) – Se você utiliza a interface Aero, ao colocar o mouse em cima das janelas minimizadas na Barra de Tarefas verá uma "miniatura" da janela completa. Apesar de visualmente atraente, este recurso consome um poder de processamento. Para desligá-lo, clique com o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas, escolha Propriedades e depois a aba Barra de Tarefas. Desmarque a opção: Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas).
Barra Lateral – Uma das novidades mais interessantes do Vista é a Barra Lateral, ou "Sidebar". As possibilidades de personalização são muitas e, em monitores tipo "widescreen", o uso da Barra Lateral deixa até o Vista mais "harmônico". O problema é que a Barra Lateral consome muita memória. Com a Barra Lateral ligada o micro de teste consumia 320 MB da RAM. Ao desligarmos a Barra Lateral o consumo caiu para 262 MB!. Uma diferença respeitável. Para desligar a Barra Lateral, clique com o botão direito do mouse na Barra e escolha propriedades. Depois desmarque a opção: Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado.
PS: O Vista possui uma excelente ferramenta para captura de telas que praticamente "aposenta" as combinações "Print Screen" e "Alt + Print Screen" do teclado. Trata-se da "Snipping Tool". Ela pode ser acessada através do caminho: Iniciar > Todos os Programas > Acessórios. Todas as telas desta coluna foram capturadas através da Snipping Tool.
Fonte: Vista Brasil
Livre-se de utilitários embutidos do Windows Vista.
A primeira tarefa para acelerar o Windows Vista é se livrar de utilitários "embutidos" que você não pretende usar, ou porque não gosta, ou porque pretende adotar um software concorrente que faz um serviço melhor. Dois exemplos clássicos são o Windows Sidebar e o Windows Defender.
No entanto há dois problemas: ela consome uma boa fatia de memória e, comparado com soluções alternativas e também gratuitas, a funcionalidade ainda é bem inferior. Apenas não esqueça de, quando remover a barra (pelo ícone ao lado de relógio) também marcar a opção de não iniciar o aplicativo sempre que ligar o computador.
O Windows Defender é um excelente anti-spyware, também disponível para XP, mas que ficou mais leve no Vista. Além da leveza, também ganhou praticidade, mais integrado ao Windows, ele não exige conhecimentos técnicos. O problema é que muitos esquecem que ele não é um antivírus. O Defender combate apenas aquelas pequenas pragas que a gente costuma pegar enquanto navega na Internet, (geralmente em sites proibidos para menores…) e alterações não-autorizadas no registro do Windows.
Você pode instalar um antivírus de terceiros e usar os dois, sem problemas, apenas perdendo memória RAM por causa do excesso de recursos para um mesmo fim. Contudo, vários antivírus do mercado possuem a função dupla (antivírus e anti-spyware) e, neste caso, não há sentido usar dois anti-spywares. Escolha o que achar melhor.
Para retirar o Defender, o segredo é ir nas opções, descer e procurar as "opções de administrador" onde você pode marcar por definitivo que não quer usá-lo. Outra opção é manter o Defender ativado e instalar apenas um outro programa antivírus...
Ajuste a performance gráfica para ganhar velocidade no Vista, apesar de deixarem o visual do Windows mais modernos, os recursos de transparência e 3D do Vista custam poder de processamento, e podem tornar seu PC mais lento.
Para aliviar a carga, via Painel de Controle, clique no ícone Sistema, depois na aba Configurações Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do seu Vista irá mudar radicalmente, ficando parecido com o Windows 2000. Não se preocupe, você pode reverter daqui a pouco. Feita a mudança, clique em OK e volte a trabalhar normalmente.
Para reverter o visual, basta ir no ícone Personalização via Painel de Controle ou clicar com o botão direito do mouse em cima da área de trabalho.
Vamos analisar as opções gráficas que você tem:
Visual clássico: Mais feio, mais rápido, mais formal, similar ao Windows 2000.
Visual Vista Básico Intermediário: Boa performance e mais bonito que o Windows XP.
Visual Vista Aero: O melhor esteticamente, exige mais memória de vídeo.
No quesito performance, a diferença entre o Básico e o Aero, só é percebida se você não tiver uma boa placa de vídeo. Quem usa computador com placa de vídeo integrada (onboard) ou placas com menos de 128 MB irá perder performance ao usar o Aero. A diferença é que o Aero exige menos da CPU (processador) e mais da GPU (placa gráfica). Quem tiver 128 MB de vídeo ou mais dificilmente irá perceber diferença entre Aero e Básico.
Em alguns fóruns na Internet, há gente dizendo que o Aero é até mais rápido do que o Básico se a sua placa de vídeo for rápida. Faça o teste.
Nossa dica é o Vista Básico, por ser intermediário, a não ser que você tenha uma super máquina. Se você quiser usar o Aero mesmo que perca em performance, uma boa dica é marcar a opção para não usar transparência. Assim, você fica com o visual novo "quase" inteiro e não perde tanto em velocidade.
Quem tiver placa de vídeo integrada ou com menos de 128 MB, deve preferir desativar animações e efeitos visuais.
Agora vamos à performance de disco. Por padrão, o Vista não configura seu disco rígido (HD)
de modo otimizado, é preciso fazer manualmente. Via Painel de Controle, clique em Sistema e escolha o Gerenciador de Dispositivos. Vá nas propriedades do disco rígido principal e marque a opção de habilitar a performance avançada.
Este recurso melhora o acesso ao cache de disco mas, por outro lado, se houver uma queda de energia elétrica ou desligamento abrupto, você pode perder os dados mais facilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break caso os dados no seu computador sejam irrecuperáveis.
Ainda no ícone de Sistema do Painel de Controle, você pode configurar a memória virtual. Talvez pela primeira vez na história, o gerenciamento automático do arquivo de troca (swap) no Windows funciona bem. Até o XP, você ganhava em performance alterando essas configurações. Agora, a mudança é imperceptível e a maioria dos usuários deve manter no automático. Caso você queira mudar para experimentar, configure o arquivo de troca para o dobro da quantidade de sua memória RAM total instalada. E sempre deixe o tamanho mínimo igual ao tamanho máximo, para evitar fragmentação no disco.
Gerenciamento de arquivos agiliza busca do Vista, mas pesa.
Um dos recursos novos mais úteis do Vista é o sistema de busca integrado. Mas muitos componentes que agem em segundo plano podem ser desnecessários e consumir mais máquina do que o ideal.
Um deles é o um recurso novo chamado de Arquivos Offline.
Ele é interessante para quem trabalha em rede corporativa, você pode acessar os arquivos mesmo estando fora da rede. Para a maioria dos usuários, porém, é inútil. Por vir habilitado de fábrica, o recurso consome um pouco de memória e pode ser desativado. Via Painel de Controle, escolha o ícone Arquivos Offline e desabilite-o. Será preciso reiniciar o computador.
O sistema de busca do Vista é integrado ao antigo MSN Desktop Search, ou seja, é possível indexar todos os arquivos do seu HD para acesso rápido, inclusive, pesquisando o conteúdo dentro de arquivos de texto. O problema é que, além de consumir bastante recursos, o novo sistema de busca é complicado de configurar.
De fábrica, ele vem habilitado para indexar apenas a área de trabalho, menu Iniciar e suas pastas de arquivos pessoais e offline. Se você tem grande volume de arquivos de texto e PDFs, por exemplo, vale a pena usar um mecanismo de busca indexada. Pode ser este mesmo embutido do Vista ou alternativas concorrentes, como Google Desktop Search, Yahoo Desktop Search, Copernic, X1, entre outros.
Se você não pretende instalar uma ferramenta de terceiros, via Painel de Controle é possível configurá-lo pelo ícone opções de indexação.
Clique em Avançado e agora você pode escolher as pastas que o Windows irá indexar para que suas buscas fiquem mais rápidas.
Também é possível desabilitar e, assim, economizar uma boa fatia de memória.
Ainda no Painel de Controle, você pode desinstalar algumas poucas aplicações embutidas do Vista, como os joguinhos, componentes para Tablet PC e até mesmo o serviço de indexação. É possível economizar até 1 GB de espaço em disco, após algumas desinstalações de coisas que você geralmente não usa. Não é muito, considerando um sistema operacional que engole praticamente 10 Gb de espaço após instalado.
Dois novos recursos, ReadyBoost e SuperFetch, ajudam a melhorar a performance de disco no Vista. O ReadyBoost usa um pendrive USB, ou até mesmo um cartão de memória, para acelerar o acesso (leitura) de uma sequência de arquivos pequenos quando esse tipo de operação é requisitada pelo sistema. A Microsoft garante um acréscimo de até 10% na performance geral, mas até agora ninguém ainda conseguiu medir isso em números. Em testes realizados em duas máquinas e com tipos diferentes de pendrive e cartões de memória, não foi possível identificar nenhuma alteração, para melhor ou pior, além de ficarmos sem poder usar o pendrive para outros fins porque o sistema pede dedicação exclusiva para o Readyboost.
Essa música além de linda e muito inspiradora, me traz grandes recordações...rs
Prá quem não a conhece, é a trilha sonora do par romântico central,
da novela 'Dancin' Days', uma novela que marcou época, pois ditou tendências na moda e no comportamento das pessoas.Um exemplo? em virtude da novela, surgiram as danceterias, uma verdadeira febre.
Belos tempos...