17.11.08

Notebooks com Windows Vista

Postado por Cristie®

Tenha cuidado ao instalar o Vista no laptop. Configure logo suas opções de energia, a partir dos três modos instalados de fábrica: intermediário, alta performance e econômico.
É possível configurar cada um deles, porém, esses recursos ainda deixam a desejar, quando comparados aos softwares das fabricantes de laptops para XP.
A maioria das fabricantes ainda não desenvolveu aplicativos compatíveis com o Vista para otimizar o uso da bateria. Em certos modelos de laptop, por exemplo, não é possível ajustar o brilho da tela. E a tela LCD dos laptops é o que mais consome bateria.

Outra dica: se você usar o visual Aero do Vista, sua bateria irá acabar mais rápido, porque o sistema irá usar processamento da placa gráfica independente do processador, consumindo bem mais energia.
Para laptops que não estejam plugados na tomada, a dica é usar o visual clássico ou, no mínimo, o modo Básico. Gaste algum tempo navegando nas opções avançadas de gerenciamento de energia e use bastante o modo sleep (stand-by/dormir) que, sem dúvida, está bem melhor do que no XP.

A qualquer momento, as fabricantes de laptops podem desenvolver drivers otimizados para o Vista e o Windows Update é o melhor lugar para encontrá-los. No dia do lançamento oficial do Vista, já havia novos drivers disponíveis para as placas de vídeo integradas da Intel e da Nvidia, por exemplo. Além de drivers de dispositivos da Sony, Toshiba e outras fabricantes de laptops.

Confira mudanças avançadas para deixar o Vista melhor:-

Antes de começar, pare: não siga essas dicas se você não souber exatamente o que está fazendo. Neste caso, vale a pena consultar aquele amigo que entende mais de informática. Com elas, dá para personalizar o sistema e ganhar um pouco mais de memória, o que pode ser útil para usuários mais avançados...

A cada mudança de configuração do Vista, o sistema exibe um pop-up pedindo permissão para realizar o processo. Essas perguntas irritam a maioria dos usuários mais experientes e podem ser desabilitadas totalmente.
Para tal, você irá precisar desabilitar um dos prinicpais recursos de segurança interna do Vista, que é o controle unificado de usuários, o UAC.


Via Painel de Controle, clique em Contas de Usuários (User Accounts) e haverá a opção de ligar ou desligar o controle de contas do usuário. Ao fazer isso, será necessário reiniciar o computador e qualquer mudança —para o bem ou para o mal— poderá ser feita sem a "permissão" do administrador.
Desabilitar o controle de usuários não é recomendado, também, para quem usa o PC compartilhado com outras pessoas da casa ou em ambientes públicos. Sem o recurso, qualquer um poderá deletar arquivos importantes ou instalar spywares, por exemplo.

Use-o apenas se você souber que tem controle total sobre seu PC.

Outra dica, que inclusive pode ser adotada no XP, é desabilitar serviços inutilizados que o Windows carrega automaticamente ao iniciar.
Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc. Nesta tela, estão todos os serviços —essenciais ou não— do Windows.
Usuários avançados podem ler as descrições e desabilitar (pare o serviço em uso, depois desabilite-o) e economizar preciosos megabytes de RAM na próxima inicialização.

Tenha bastante cuidado. Alguns serviços são essenciais à segurança do sistema e, quando desabilitados, podem colocar a máquina em risco ou até congelar o Windows na próxima inicialização. No entanto, há uma série deles que pode ser desabilitada, como a opção ‘Servidor’ (se você não pretende compartilhar nada em rede), o link distribuído de clientes NTFS, o Serviço de Indexação (caso você não use a ferramenta descrita no início desta reportagem), o ReadyBoost, a busca automática por dispositivos Smartcard, uPNP, Arquivos Offline, Centro de Segurança, Tablet PC, NetBIOS Helper, Logon Secundário, Windows Image, Error Reporting, Serviços de Terminal, entre outros.

Desabilitando vários serviços que você não usa, é possível economizar até 100 MB de RAM na próxima inicialização.
Se as coisas não derem certo, você pode voltar à tela e reabilitar os serviços que cancelou.

Melhorando o desempenho

Depois de terminada a instalação do Vista, percebe-se que a Microsoft fez um bom trabalho no que diz respeito à alocação de memória e também no gerenciamento de recursos do sistema. Mas isso não quer dizer que não se possa melhorar o desempenho, mesmo que, para isso, seja necessário sacrificar algumas funcionalidades do sistema.

A seguir veremos algumas dicas simples e rápidas para "acelerar" o Vista.

Ferramentas de Desempenho – O Vista permite ser configurado para melhorar o desempenho, principalmente em micros com hardware mais fraco. As Ferramentas de Desempenho podem ser acessadas pelo caminho: Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Informações e Ferramentas de Desempenho . Podemos escolher as seguintes tarefas:

figura 1

a) Gerenciar programas de inicialização – Usando esta opção podemos desativar certos programas que são carregados durante o BOOT do Vista, liberando mais memória para outros aplicativos. É claro que o usuário tem que saber o que está fazendo nesta opção. Se você é novato, não altere nada aqui.

b) Ajustar Efeitos Visuais – Assim como o Windows XP, o Vista permite que todos os efeitos visuais possam ser desligados para melhorar o desempenho. Para um micro com problemas evidentes de desempenho, sugiro ser radical e clicar na opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" . Isto vai fazer com que o Windows Vista fique parecido com o antigo Windows 98, mas a máquina vai ficar mais "esperta". Também podemos ir ajustando opções individualmente para conseguir uma boa relação desempenho/apresentação visual.

figura 2

c) Ajustar opções de indexação – Remover a indexação do Vista vai melhorar o desempenho, mas perde-se a eficiência da ferramenta de busca do sistema. Se desejar remover, clique em Ajustar opções de indexação, clique em modificar e desmarque todos os locais indexados.

d) Ajustar as Configurações de Energia – A opção padrão para o "plano de energia" depois da instalação do Vista é "Equilibrado". O plano de energia é um conjunto de configurações de hardware e software que gerencia o uso da energia do PC. Se o Vista está instalado em um desktop, constantemente ligado à tomada, é melhor selecionar a opção "Alto Desempenho". O computador vai sempre funcionar na velocidade máxima, apesar de consumir mais eletricidade

figura 3

e) Abrir a Limpeza de Disco – Eliminando os arquivos temporários e outras "sujeiras"vai melhorar o desempenho do sistema. A Limpeza de Disco deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas) – Se você utiliza a interface Aero, ao colocar o mouse em cima das janelas minimizadas na Barra de Tarefas verá uma "miniatura" da janela completa. Apesar de visualmente atraente, este recurso consome um poder de processamento. Para desligá-lo, clique com o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas, escolha Propriedades e depois a aba Barra de Tarefas. Desmarque a opção: Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas).

figura 4

Barra Lateral – Uma das novidades mais interessantes do Vista é a Barra Lateral, ou "Sidebar". As possibilidades de personalização são muitas e, em monitores tipo "widescreen", o uso da Barra Lateral deixa até o Vista mais "harmônico". O problema é que a Barra Lateral consome muita memória. Com a Barra Lateral ligada o micro de teste consumia 320 MB da RAM. Ao desligarmos a Barra Lateral o consumo caiu para 262 MB!. Uma diferença respeitável. Para desligar a Barra Lateral, clique com o botão direito do mouse na Barra e escolha propriedades. Depois desmarque a opção: Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado.

figura 5

figura 6

figura 7

PS: O Vista possui uma excelente ferramenta para captura de telas que praticamente "aposenta" as combinações "Print Screen" e "Alt + Print Screen" do teclado. Trata-se da "Snipping Tool". Ela pode ser acessada através do caminho: Iniciar > Todos os Programas > Acessórios. Todas as telas desta coluna foram capturadas através da Snipping Tool.
Fonte: Vista Brasil

0 Comentários: