Livre-se de utilitários embutidos do Windows Vista.
A primeira tarefa para acelerar o Windows Vista é se livrar de utilitários "embutidos" que você não pretende usar, ou porque não gosta, ou porque pretende adotar um software concorrente que faz um serviço melhor. Dois exemplos clássicos são o Windows Sidebar e o Windows Defender.
No entanto há dois problemas: ela consome uma boa fatia de memória e, comparado com soluções alternativas e também gratuitas, a funcionalidade ainda é bem inferior. Apenas não esqueça de, quando remover a barra (pelo ícone ao lado de relógio) também marcar a opção de não iniciar o aplicativo sempre que ligar o computador.
O Windows Defender é um excelente anti-spyware, também disponível para XP, mas que ficou mais leve no Vista. Além da leveza, também ganhou praticidade, mais integrado ao Windows, ele não exige conhecimentos técnicos. O problema é que muitos esquecem que ele não é um antivírus. O Defender combate apenas aquelas pequenas pragas que a gente costuma pegar enquanto navega na Internet, (geralmente em sites proibidos para menores…) e alterações não-autorizadas no registro do Windows.
Você pode instalar um antivírus de terceiros e usar os dois, sem problemas, apenas perdendo memória RAM por causa do excesso de recursos para um mesmo fim. Contudo, vários antivírus do mercado possuem a função dupla (antivírus e anti-spyware) e, neste caso, não há sentido usar dois anti-spywares. Escolha o que achar melhor.
Para retirar o Defender, o segredo é ir nas opções, descer e procurar as "opções de administrador" onde você pode marcar por definitivo que não quer usá-lo. Outra opção é manter o Defender ativado e instalar apenas um outro programa antivírus...
Ajuste a performance gráfica para ganhar velocidade no Vista, apesar de deixarem o visual do Windows mais modernos, os recursos de transparência e 3D do Vista custam poder de processamento, e podem tornar seu PC mais lento.
Para aliviar a carga, via Painel de Controle, clique no ícone Sistema, depois na aba Configurações Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do seu Vista irá mudar radicalmente, ficando parecido com o Windows 2000. Não se preocupe, você pode reverter daqui a pouco. Feita a mudança, clique em OK e volte a trabalhar normalmente.
Para reverter o visual, basta ir no ícone Personalização via Painel de Controle ou clicar com o botão direito do mouse em cima da área de trabalho.
Vamos analisar as opções gráficas que você tem:
Visual clássico: Mais feio, mais rápido, mais formal, similar ao Windows 2000.
Visual Vista Básico Intermediário: Boa performance e mais bonito que o Windows XP.
Visual Vista Aero: O melhor esteticamente, exige mais memória de vídeo.
No quesito performance, a diferença entre o Básico e o Aero, só é percebida se você não tiver uma boa placa de vídeo. Quem usa computador com placa de vídeo integrada (onboard) ou placas com menos de 128 MB irá perder performance ao usar o Aero. A diferença é que o Aero exige menos da CPU (processador) e mais da GPU (placa gráfica). Quem tiver 128 MB de vídeo ou mais dificilmente irá perceber diferença entre Aero e Básico.
Em alguns fóruns na Internet, há gente dizendo que o Aero é até mais rápido do que o Básico se a sua placa de vídeo for rápida. Faça o teste.
Nossa dica é o Vista Básico, por ser intermediário, a não ser que você tenha uma super máquina. Se você quiser usar o Aero mesmo que perca em performance, uma boa dica é marcar a opção para não usar transparência. Assim, você fica com o visual novo "quase" inteiro e não perde tanto em velocidade.
Quem tiver placa de vídeo integrada ou com menos de 128 MB, deve preferir desativar animações e efeitos visuais.
Agora vamos à performance de disco. Por padrão, o Vista não configura seu disco rígido (HD)
de modo otimizado, é preciso fazer manualmente. Via Painel de Controle, clique em Sistema e escolha o Gerenciador de Dispositivos. Vá nas propriedades do disco rígido principal e marque a opção de habilitar a performance avançada.
Este recurso melhora o acesso ao cache de disco mas, por outro lado, se houver uma queda de energia elétrica ou desligamento abrupto, você pode perder os dados mais facilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break caso os dados no seu computador sejam irrecuperáveis.
Ainda no ícone de Sistema do Painel de Controle, você pode configurar a memória virtual. Talvez pela primeira vez na história, o gerenciamento automático do arquivo de troca (swap) no Windows funciona bem. Até o XP, você ganhava em performance alterando essas configurações. Agora, a mudança é imperceptível e a maioria dos usuários deve manter no automático. Caso você queira mudar para experimentar, configure o arquivo de troca para o dobro da quantidade de sua memória RAM total instalada. E sempre deixe o tamanho mínimo igual ao tamanho máximo, para evitar fragmentação no disco.
Gerenciamento de arquivos agiliza busca do Vista, mas pesa.
Um dos recursos novos mais úteis do Vista é o sistema de busca integrado. Mas muitos componentes que agem em segundo plano podem ser desnecessários e consumir mais máquina do que o ideal.
Um deles é o um recurso novo chamado de Arquivos Offline.
Ele é interessante para quem trabalha em rede corporativa, você pode acessar os arquivos mesmo estando fora da rede. Para a maioria dos usuários, porém, é inútil. Por vir habilitado de fábrica, o recurso consome um pouco de memória e pode ser desativado. Via Painel de Controle, escolha o ícone Arquivos Offline e desabilite-o. Será preciso reiniciar o computador.
O sistema de busca do Vista é integrado ao antigo MSN Desktop Search, ou seja, é possível indexar todos os arquivos do seu HD para acesso rápido, inclusive, pesquisando o conteúdo dentro de arquivos de texto. O problema é que, além de consumir bastante recursos, o novo sistema de busca é complicado de configurar.
De fábrica, ele vem habilitado para indexar apenas a área de trabalho, menu Iniciar e suas pastas de arquivos pessoais e offline. Se você tem grande volume de arquivos de texto e PDFs, por exemplo, vale a pena usar um mecanismo de busca indexada. Pode ser este mesmo embutido do Vista ou alternativas concorrentes, como Google Desktop Search, Yahoo Desktop Search, Copernic, X1, entre outros.
Se você não pretende instalar uma ferramenta de terceiros, via Painel de Controle é possível configurá-lo pelo ícone opções de indexação.
Clique em Avançado e agora você pode escolher as pastas que o Windows irá indexar para que suas buscas fiquem mais rápidas.
Também é possível desabilitar e, assim, economizar uma boa fatia de memória.
Ainda no Painel de Controle, você pode desinstalar algumas poucas aplicações embutidas do Vista, como os joguinhos, componentes para Tablet PC e até mesmo o serviço de indexação. É possível economizar até 1 GB de espaço em disco, após algumas desinstalações de coisas que você geralmente não usa. Não é muito, considerando um sistema operacional que engole praticamente 10 Gb de espaço após instalado.
Dois novos recursos, ReadyBoost e SuperFetch, ajudam a melhorar a performance de disco no Vista. O ReadyBoost usa um pendrive USB, ou até mesmo um cartão de memória, para acelerar o acesso (leitura) de uma sequência de arquivos pequenos quando esse tipo de operação é requisitada pelo sistema. A Microsoft garante um acréscimo de até 10% na performance geral, mas até agora ninguém ainda conseguiu medir isso em números. Em testes realizados em duas máquinas e com tipos diferentes de pendrive e cartões de memória, não foi possível identificar nenhuma alteração, para melhor ou pior, além de ficarmos sem poder usar o pendrive para outros fins porque o sistema pede dedicação exclusiva para o Readyboost.
Posts Recentes
Arquivos Cult
Citações
Links Legais
Links Super-Legais
Links Úteis
Cristie's Disco
Cristie's Bossa Nova
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários:
Postar um comentário