Baixar filmes ou seriados pela internet, é um de meus passatempos favoritos. Pretendo postar várias dicas sobre como baixar, assistir, embutir legenda, converter e gravar Dvds. O tema é muito extenso, mas com calma, chego lá.
Independente de qual seja a sua fonte, acho importante a dica a seguir, pois a maioria desconhece o significado dos diferentes formatos de vídeo.
"CAM"
É um "RIP" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas e gritos são ouvidos durante o filme.
Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, tirando um ou outro que resolve levantar e ficar na frente da tela, na parte mais importante do filme. Hahaha Que raiva!
Se puder, evite e aguarde uma versão melhor.
"TELESYNC (TS)"
Tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona, para pessoas que não ouvem bem).
Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um TELESYNC é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um SAMPLE (amostra) antes de baixar o filme por completo.
A maior parte dos TELESYNC são CAMs que foram rotuladas de forma errada.
"TELECINE (TC)"
Uma máquina de TELECINE copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os TELECINE são muito raros. Geralmente o filme estará com o ASPECT RATIO (proporção) correto, apesar de existirem TELECINE de 4:3 (tela cheia).
TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme...
"SCREENER (SCR)"
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional.
Um SCREENER é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns SCREENER com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” ( mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone antipirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em algumas cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
"R5"
Se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato, que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs.
O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são transferidos diretamente de um TELECINE sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional.
Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição "LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD SCREENER. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA, passaram a nomear seus Releases de "R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
"DVD-SCREENER (DVDscr)"
Mesmas condições do SCREENER, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter.
O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. +
Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
"DVD-Rip"
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado.
A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
"VHS-Rip"
feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
"TV-Rip"
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedência.
"PDTV/HDTV"
São capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados.
Muitas vezes vemos o RIP rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de RIPs em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos RIPs de TV.
"AVI"
Áudio Vídeo Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows.
Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
"RMVB"
É a abreviação para RealMedia Variable Bitrate, uma extensão de arquivos multimídia com a taxa de bits variável. Em média, cada arquivo em RMVB tem a metade do tamanho do que a de um vídeo em DivX/XviD ( DVDrip ), porém com qualidade semelhante.
Tal formato provém do original RM (RealMedia) e sua tecnologia é capaz de variar a taxa de dados em relação à complexidade da imagem disposta em cada quadro.
"MPEG"
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC.
Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto “.mpg” quanto .mpeg na extensão.
"DivX /XviD"
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC.
XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
Existem outros formatos além dos listados aqui, prá não confundir, achei melhor colocar somente os mais comuns, que aparecem com maior frequência.
Gostaria imensamente de dar os créditos à uma fonte específica, mas o mesmo conteúdo, apesar de diversificado, se encontra em diversos lugares.
Posts Recentes
Arquivos Cult
Citações
Links Legais
Links Super-Legais
Links Úteis
Cristie's Disco
Cristie's Bossa Nova
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários:
Postar um comentário