21.9.10

Em Defesa da Democracia...

Postado por Cristie®



Personalidades de diferentes setores lançam nesta quarta-feira, 22, durante ato público em São Paulo, manifesto em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e de expressão, do regime democrático e dos direitos individuais. A meta, segundo eles, é "brecar a marcha para o autoritarismo".

O movimento é apartidário e divulga o Manifesto em Defesa da Democracia às 12h na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Entre os que já assinaram o documento estão o jurista Hélio Bicudo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, os cientistas políticos Leôncio Martins Rodrigues e José Arthur Gianotti, intelectuais como Ferreira Gullar e Marco Antonio Villa e os atores Carlos Vereza e Mauro Mendonça.

Abaixo, segue a íntegra do documento. Um bom exercício é confrontar o seu conteúdo com o manifesto que o PT e sindicalistas estão divulgando contra a liberdade de imprensa. De um lado, a civilização democrática; de outro, o flerte bom a barbárie ditatorial.

Leiam e divulguem... "Brasil, Mostra Sua Cara!!!"

"MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA"

Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.

Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.


- Clique Aqui e Assine o Manifesto -




5 Comentários:

Lufe disse...

Até que enfim começam a se mobilizar contra estes desmandos.
É inconcebivel que quem se diz protagonista da luta contra a ditadura procure hoje implantar outra forma de ditadura no país.E essa consegue ser pior que a outra, pois esta está baseada em principios imorais, de corrupção,de traições, de desmandos, de descumprimento á constituição, de politica de cumpadres, do "a nossa turma tudo pode" e outras coisas mais.Corremos serio risco de que se continuar esta politica de mentiras, do "não vi", do nepotismo, dos roubos descarados, da bandidagem às claras, o pais passara por uma revolução armada, de democratas contra esta camarilha que assola o pais.
É o que esta se desenhando, infelizmente.

bjos

Cristie® disse...

Exato, Lufe! Demorou, mas para tudo há limites e creio que enfim é chegada a hora de acordar dessa letargia que tomou o povo brasileiro. Nos incluo nessa, pois apesar de manter a indignação frente aos desmandos e desvarios dessa corja, pouco ou nada fazemos e essa omissão me incomoda e muito.

Beijos

MilaCafé disse...

Deveríamos fazer uma mobilização nacional, não podemos assistir pacatamente esse estupro à democracia e a moral do brasileiro.

Eu estou cada dia mais decepcionada e indignada com essa quadrilha de Petrália, hj tive uma séria discussão com um jornalistazinho de botequim aqui de Londrina, petista, que ficou 8 anos mamando no dinheiro público, pois tivemos um prefeito petista por 8 anos.

Quase impossível reverter, mas não podemos desistir!

Anônimo disse...

Apoio totalmente, Lula nunca teve ou terá meu voto...sim, pq nestas eleições o candidato é ele..e q não venham dizer q pela primeira vez haverá uma mulher presidente....

Pq ela, nunca representará a mulher q somos, mulher capacho...not. Ela so se elegerá devido ao "carisma" populista do Lula e, p causar mais indignação, com o nosso dinheiro na campanha. ( ok, sempre ocorreu isso, mas nunca com tamanho descaramento)

torcendo p um segundo turno...ainda tenho esperanças, sou brasileira...rs
bjs

Cristie® disse...

Oi, Milla!

Dá-lhe MillaCafé... Ahuahuahuahu O que eu não daria prá ver você desancando o sujeito... Ainda mais conhecendo seu poder argumentativo quando da ciência da mais completa razão... Sai de Baixo!!! rs

Beijos linda


Oi, Born Sumida

E não é? pobres tolinhos... Acreditam piamente que terão mais do mesmo com Dilma e ainda acham bom. Tem que rir prá não ter um ataque epilético...
É isso aí, tem que continuar acreditando e fazendo o possível prá reverter, embora seja um trabalho hérculeo. rs

Beijosssss


Obs:- Aqui em casa, todos já assinamos o manifesto... Vou colocar o link no post, prá vocês poderem assinar e divulgar.
Bye :*