29.8.09

Google Books - Duelo de Titãs

Postado por Cristie®


Microsoft, Yahoo e Amazon decidiram se unir para impedir que o Google siga com seu projeto de criar o que seria a maior biblioteca virtual do mundo. A entrada de três das mais famosas empresas de tecnologia do mundo na briga pode mudar os rumos de um acordo judicial entre o gigante de buscas e as editoras. A decisão final deve sair no próximo dia 4 de setembro.

Batizado de Open Book Alliance, o grupo é encabeçado pelo Internet Archive, concorrente e crítico de longa data do Google Books. A idéia é barrar o acordo que dá ao Google os direitos digitais de milhões de livros protegidos ao redor do mundo, sob o argumento de que o contrato pode minar a competição no mercado de livros virtuais.

A Internet Archive tem se oposto publicamente ao acordo firmado em 2008 entre o Google e editoras e autores e já digitalizou mais de 1,5 milhão de livros, tornando todos disponíveis de graça.
“O Google está tentando monopolizar o sistema de bibliotecas. Se o acordo for fechado, eles realmente serão ‘a’ biblioteca e a única biblioteca”, afirmou Brewster Kahle, fundador da Internet Archive.

O Acordo
O acordo assinado no ano passado foi para encerrar dois processos contra o Google por desrespeito aos direitos autorais, abertos após a empresa ter escaneado livros sem autorização. O Google concordou em pagar US$ 125 milhões (cerca de R$ 230 milhões) para a criação do Registro de Direitos de Livros, no qual autores e editores poderiam registrar trabalhos online e receber remuneração. Autores e editores receberiam 70% da venda destes livros e o Google ficaria com os 30% restantes. O Google também ganharia o direito de digitalizar trabalhos cujos donos dos direitos autorais são desconhecidos. Acredita-se que estes trabalhos compreendam até 70% dos livros publicados depois de 1923.
“Acreditamos que, se (o acordo) for aprovado, o Google conseguirá um monopólio sancionado pela Justiça e a exploração de uma coleção ampla de livros do século 20″, afirmou Peter Brantley, diretor de acesso da Internet Archive.

A Fundação Electronic Frontier e a organização americana de defesa dos direitos do consumidor Consumer Watchdog, entre outros, enviaram uma carta ao Google para pedir que a companhia garanta aos americanos que “vai manter a segurança e liberdade que frequentadores de biblioteca tem há tempos: para ler e aprender sobre qualquer coisa sem se preocupar se há alguém observando ou se seus passos poderão ser seguidos”.

A Defesa do Google
"O acordo com Google Books está injetando mais competição no espaço de livros digitais, então é compreensível s concorrentes lutem com vigor para evitar mais competição", avaliou em comunicado o porta-voz da empresa, Gabriel Stricker.
Caso o projeto seja aprovado, o Google oferecerá acesso gratuito a alguns livros e ficará com 30% da venda de outros, como parte do acordo com as editoras e os autores.

Fonte:
• BBC Brasil
• Veja

0 Comentários: