1.2.11

As Amizades São Eternas?

Postado por Cristie®



Cuidadosamente, vamos direto ao centro da questão.
Considere-se sortudo se você tem poucos amigos verdadeiros. Um amigo verdadeiro é alguém devotado, leal e fiel a você mesmo em tempo de dificuldades, sejam quais forem essas dificuldades! E, que ama você mesmo quando você não está amável!

Martin Luther King definiu muito bem onde se enquadram os amigos de verdade:
"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio." Há, portanto, uma necessidade de se explicar as idiossincrasias de cada um.

Pergunto-me porque as palavras "para sempre" e "nunca" andam conosco como nossas sombras. Se sabemos que seus significados em meio a contextos e situações tornam-se inalcançáveis, para que então pronunciá-las? Amigos "para sempre". "Nunca mais quero..." e outras bobagens momentâneas!

Sempre que me deparo com estas palavras é claro que que começa "uma viagem".
E, de volta à realidade, percebo que existem significados escondidos entre estes conjunto de letras, que passam tão despercebidos, quanto a seriedade de
pronunciá-las.

Seriam as amizades eternas? Minha intenção aqui não é definir ou determinar isso. Longe disso. É só para pensar um pouco. Refletir!

Por mais difícil que seja o aceitamento dos fatos, as amizades são passagens constantes e lições de vida permanentes. São correntes de tempo passageiras e momentos independentes. Nos prendemos a elas, assim como nos apegamos àqueles que nos trazem conforto. E, o mais difícil de tudo isso é entender que da mesma forma que as pessoas vieram, elas se vão. Muitas vezes elas se vão através do tempo, da distância, da carência de palavras ou abuso das palavras. Ou de estupidez mesmo!

Seria justo tirar o que há de mais sagrado para nós?
Se não fosse a amizade, do que o mundo seria feito?

As amizades são relacionamentos aparentemente eternos. Elas se tornam fortes e confiáveis, estressantes e adoráveis. Elas são a chave do nosso sorriso e o ponto máximo das nossas angústias. É contraditório? Claro que é! Pense nisso!

Estas palavras não passam de letras enfileiradas? de uma utopia talvez?

A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades. Ficar medindo palavras é o correto?

Vamos, então, a algumas frases, claras, que estão longe das "bobices":

"A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada.
De terminar com ela, também". (Millôr Fernandes)

"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante". (Oscar Wilde)

"O amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira". (William Shakespeare)

"Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade". (Abel Bonnard)

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada.
Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe".
(Carlos Drummond de Andrade)

"Um falso amigo é mais temível que um animal selvagem; o animal pode
ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma". (Buda)

"Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram..."
(Clarice Lispector)

"A tarefa de um amigo é estar ao teu lado quando estás do lado errado.
Quase todos estarão do teu lado quando estás do lado certo". (Mark Twain)


E, vamos em frente porque temos muita vida pendente!

Nelson Salomone

8 Comentários:

Lufe disse...

Cristie querida,

Quanta verdade...
Amizade tem que ser cultivada, tem que haver interesses em comum, afinidades, respeito, verdades, saber escutar, saber falar, sem falsos pudores, emfim, tem que ser a gente mesmo.Com todas virtudes e defeitos.

bjos.

Cristie® disse...

Meu querido amigo, tanta saudade de você...
Gostei muito da forma que o autor definiu a amizade e seus percalços. rs De minha parte posso dizer que tenho poucos e os melhores... Amigos que nem mesmo o tempo, a falta dele e a distância conseguem afastar ou diminuir o bem querer.
Obrigada pela visita.

Beijossssssssss ♥

MilaCafé disse...

Crisinha, minha linda e adorável amiga!

Muito difícil definir amizade, nem mesmo o poeta (autor destas palavras) conseguirá expressar em palavras a amizade; mas foi a melhor colocação sobre amizade que li, pois, é nais ou menos assim que vejo a amizade ... e me desobri em alguns momentos do texto!

Só para refletir: "Muitas vezes elas se vão através do tempo, da distância, da carência de palavras ou abuso das palavras. Ou de estupidez mesmo!".

Nossa, quanta verdade, como somos estupidos as vezes né? Bem, pelo menos eu sou, fui e, poderei votar a ser né, ao longo da minha vida!

Mas, espero muito, muito mesmo que jamais percamos nossa amizade, apesar da distância, por minha estupidez!

Te ailoviu, muito!

beijinhos

Cristie® disse...

Milloca lindona, arrasa nos comentários e sensações...
Faz parte do meu rol de poucos e melhores, e como disse acima nada pode apagar nossa história. Sim, temos uma história. E das boas...
Estupidez??? Isso não te pertence, amiga. rs

amo-te!!!
Beijossssss ♥

Marquer disse...

Engraçado, né... ja viu pessoas das quais vc não simpatiza, mas respeita pelo simples fato delas serem autênticas, honestas e boas? A vida as vezes é meio estranha, né? Vc não simpatiza, como se as energias não combinassem, mas mesmo assim não deixa de admira-las!

Agora, quando simpatiza e confere todos esses valores na pessoa, como não parar na dela? Impossível, né?!!!

(vide tu, lora!)

Amizade é uma coisa maravilhosa...independente de distância, de esquecimentos e ate de opiniões. O que vale no final, são as afinidades em termos de valores e o gostar pelo simples gostar.

Mas nada como Shakespeare, né! Ele foi o únco citado que levanta o valor moral como fiel da balança...e que na verdade é o que realmente pode separar uma amizade, fora o egoismo e o orgulho, claro!

Manero o post, Lora!!!

Cristie® disse...

Oi, Marquer! :)

Que alegria deparar com um comment seu. Ganhei o dia...
Impossível ler textos como esse e não refletir sobre os meus amigos. Nossa, como sou abençoada... Mesmo que virtualmente, atraio tão somente o que há de melhor e isso sim 'não tem preço'. Hahahah o tal momento Mastercard...
É o seu caso e nem precisava dizer, tenho certeza que é mais que sabido meu imenso carinho e admiração, especialmente no quesito 'integridade'.

Beijossss ♥ ♥ ♥ ;)

Andre M disse...

MIzifia...adorei o post,,saudades de vc viu garota...vê se aparece um pouco..afinal amigo foi feito pra se guardar. mas tu anda se guardando demais...lol...beijaum

Cristie® disse...

Oi, Killer! :) :)

"mas tu anda se guardando demais"
Ahuahuahuahuahuahu só você, viu?

Saudades também. Vamos marcar alguma coisa prá matar, tá? ;)

Beijossss queridão ♥ ♥ ♥