13.12.09

Circumponto - (Definição)

Postado por Cristie®


Diante da intensa procura pelo significado de 'circumponto', pesquisei e constatei que realmente existe pouco material sobre o assunto em questão.
O circumponto, segundo Robert Langdon tem inúmeros significados. É um dos símbolos mais usados da história. No Antigo Egito, era o símbolo de Rá, o deus-sol, e a astronomia moderna ainda o utiliza da mesma forma. Na filosofia oriental, ele representa o insight espiritual do terceiro olho, a rosa divina e a iluminação. Os cabalistas costumam usá-lo para simbolizar o Kether, o mais elevado dos Sephiroth e a “mais escondida de todas as coisas escondidas”. Os primeiros místicos chamavam-no de Olho de Deus, e ele é a origem do olho que tudo vê do Grande Selo. Os pitagóricos usavam o circumponto como símbolo da Mônada, a Divina Verdade, a Prisca Sapientia, a união da mente e da alma. É essencialmente o símbolo dos Antigos Mistérios.

19 Comentários:

MilaCafé disse...

Oi Crisinha!

Nessa, agora voce foi fundo nas pesquisas, gostei de saber ... achei muito profundo, místico, mas muito cultural também.

Parabéns!

Uma ótima semana minha querida.

beijos

Cristie® disse...

Oi, Milloca!
Pois é, bastante interessante. Fiquei impressionada com o volume de pessoas que buscavam saber mais sobre o significado deste símbolo. Confesso que também não tinha a menor idéia, além do básico de associar um círculo com um ponto no centro. Hahahaha
Que bom que curiosidade resulte em informação e faça com isso, tudo o mais valer à pena.
Beijos, querida!!!

Unknown disse...

Interessante a abordagem desse assunto.. mas o conteudo dele em si relacionado ao rosas cruzes e bem interessante..seria legal vc postar algo aí....
;;Bjo

Cristie® disse...

Olá, Kairo!
Aprecio e devoro tudo que vejo quando o assunto está relacionado a sociedades secretas, simbologia e ciências místicas, especialmente quando associadas ao objetivo da evolução humana. Notei pelo seu comentário, que possui conhecimento de material sobre... Aponte-me e postarei. Grata!!!

Ps. Se preferir se comunicar através de email, o endereço se encontra na página inicial, menu superior.
Obrigada, beijossss

genildo net disse...

Oi galera.. é o comentário dela é bem interessante, mas quero ressautar que ñ é só isso que acham...
Os católicos acham que é também
o reino de satã de olho nas riquesas da terra....
Fora isso está completo flow...

De repente, Acorde! disse...

Fico muito feliz que... após ler tamanha síntese do tema que eu procurava... consegui definir... após longos anos... o que eu deveria tatuar na minha pele...

Grato, desde já!

Vinicio disse...

Pra quem ja leu "O Simbolo Perdido" de Dan Brown temos um Mal'akh logo acima do meu comentário ! Ou não !
Ahahaha...
Ótima pesquisa ! Parabéns !

Fabio disse...

Agradeço pela informação acima e ao comentário de todos. Com certeza, após o sucesso mundial de Dan Brown, a simbologia despertou interesse em milhares de leitores.
Não tenho interesse em tatuá-lo como o colega citado, mas tal informação me deu uma grande idéia.
Um grande abraço!

Cristie® disse...

Boa Noite! :)

Clóvis,
Que legal que se encantou pelo tema e pode assim se definir. Não sou muito de curtir tatuagens, mas se realmente quisesse alguma em meu corpo, teria que ser algo muito significativo e que me tocasse profundamente. Parabéns pela escolha!!!

Fabio,
que maldadeeee. Vai nos deixar curiosos??? Hahahah
Se puder deixa uma dica da idéia. Adoraria saber...

Genildo, Vinicio...
Obrigada pelos comentários.


Beijos a todos!!!

Anônimo disse...

Foi legal a sua definição...mas foi copiada do Livro: O SIMBOLO PERDIDO.
isso está escrito na pag. 310
mas vlw msmo...

Cristie disse...

Exato... Se ler atentamente o texto verá, 'Segundo Robert Langdon'. Portanto foi dito por ele no livro e transcrito por mim. Entendeu?

Bjos

Anônimo disse...

Eu ja tinha uma certa idéia oque era o simbolo mas agora que tenho certeza fiquei mais surpresa, é que eu e minha mãe vamos fazer uma tatuagem com esse simbolo eu ja tava animada agora fiquei mais x)"

Anônimo disse...

Eu ja tinha uma certa idéia oque era o simbolo mas agora que tenho certeza fiquei mais surpresa, é que eu e minha mãe vamos fazer uma tatuagem com esse simbolo eu ja tava animada agora fiquei mais x)"

@johannsena disse...

Li recentemente o livro de Dan Brown, e fico impressionado com a pesquisa que ele apresenta em seus livros.. e acho mais incrivel ainda, como as pessoas associam este simbolo, a algum simbolo satânico, ou algo do genero. Por Favor, o circumpontum, um dos mais antigos simbolos já datados na história ..

Anônimo disse...

Otimo seu comentário, já li o livre "O Símbolo Perdido" de Dan Brown, e outros do género, muito bom por sinal.
Mas... me corrijam se eu estiver errado, Robert Langdon é um personagem fictício deste livro.

Cristie® disse...

Olá, Anônimo!
Não, você não está errado. Robert Langdon é o personagem principal de "O símbolo Perdido". A definição de circumponto foi dada por ele no livro e transcrita por mim na íntegra, ainda no período de pré-venda do livro.
Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

adriano disse...

olaa a tds !! para qm gosta desse tipo de assunto eu recomendo os livros do Dan Brown q fala justamente desses assuntos maçonaria,cavaleiros templarios,rosas-cruzes,ciencia,filosofia e varios outros asuntos relacionados,inclusive o conteudo dessa pesquisa foi tirada de um de seus livros "Q Simbolo Perdidido" p qm naum conhece suas obras ele eh o autor de "Codigo da Vince , Anjos e Demonios " e tantos outros... abraços a tdssss

Anônimo disse...

Gostei muito dessa matéria, parabéns a todos.
Sou cineasta e estou produzindo um filme de ficção que atenta para esse símbolo e toda informação é bem vinda. A citação de alguns livros e a materia em si é muito produtiva. Agradeço a todos.
Abaixo tem um comercial do Governo Federal que foi feito pela nossa equipe. Cenas reais do filme que passam na tela do cinema para despertar a atenção ao objetivo que é a propaganda.
Vou deixar meu e-mail eletromaftum@ig.com.br
se alguém puder me enviar materia mais apurada e profunda ficarei feliz.
Nosso blog
http://nycksoftware.blogspot.com/


http://www.youtube.com/watch?v=JHXkSOb0jhc&feature=player_embedded

Guata Maftum

Shhino Nerd disse...

Bom, Não sei se este site é administrado pela moderadora ainda. Enfim, estando ativo ou não, venho dizer que esta postagem feita, é retirado de um livro fictício. Robert Langdon é um acadêmico fictício, porém o significado é correto, o cirumponto é o simbolo de todas as religiões, onde representa, também, a perfeição, principalmente para a religiaõ Rozacruz, que é a mistura de Alquimia com Misticismo. Espero que continuem buscando o Saber, porque segundo o Livro Onde Existe este personagem diz o seguinte, Viver no mundo sem conhecer o verdadeiro significado dele, é o mesmo que caminhar em uma imensa biblioteca sem tocar os livros. Atenciosamente Danilo Marins - danilo_dam2@hotmail.com