23.11.09

Dan Brown - Opinião

Postado por Cristie®



Dan Brown, autor de O Símbolo Perdido, concedeu entrevista exclusiva, prá lá de interessante, à revista Veja. Confira a seguir os principais temas.

• Uma Mudança Eminente
Estamos nos movendo, astrologicamente, para uma nova era, e não é no sentido etéreo e vago que essa expressão costuma ter. Como espécie, nós, humanos, estamos no limiar de algumas escolhas cruciais. Nossa evolução moral e filosófica vai ser ultrapassada por nossos avanços científicos? Vamos evoluir filosoficamente, a ponto de dominar de fato a ciência que estamos desenvolvendo, ou vamos destruir a nós mesmos? Essas decisões serão tomadas, eu creio, nos próximos quinze anos. Teremos problemas sérios se não evoluirmos filosoficamente. Mas sou otimista. Sinto que há uma mudança eminente.

• Ciência E Religião
Estudei muito religião e ciência. E, de início, a ciência fazia mais sentido para mim do que a religião. Não conseguia conciliar o Gênesis com o Big Bang. Mas, quanto mais você se aprofunda na ciência, mais percebe que os cientistas buscam respostas para perguntas filosóficas, e mais a ciência se aproxima da religião. São duas linguagens contando a mesma história. Sou uma pessoa espiritual. Considero minha religião uma obra em aberto.

• Os Perigos Da Religião
Um dos perigos da religião é quando as pessoas começam a encarar a mitologia como fatos literais. Muitas histórias antigas não tem pé nem cabeça, e você precisa torcer a lógica para que façam sentido. É por isso que O Código Da Vinci incomodou tanto: era uma nova versão da história de Jesus, que para mim fazia mais sentido do que aquela que eu ouvi na escola dominical. Mas isso ameaça as pessoas cujo poder depende da manutenção da história original como verdade absoluta. Para minha sensibilidade, O Código Da Vinci não era um livro blasfêmo. O fato de Jesus ter se casado não altera a verdade da sua mensagem. Não sou uma ameaça para a religião. Acho que ela tem apenas um inimigo: a apatia. Quer você goste dos meus livros, quer você os deteste, creio que são bons remédios contra a apatia. Levam as pessoas a pensar no que elas acreditam e em por que acreditam.

Política, Não
Não gosto de falar de política. A política é contingente, temporal. Vai e vem, muda sempre com a última onda. Tenho mais interesse nas questões duradouras do universo, o continuum, o pulso da humanidade, que atravessa os séculos.

• Uma Idéia Linda
Sou um tremendo patriota. Como qualquer país, cometemos erros. Nossa história está repleta deles. Mesmo assim, a idéia original dos Estados Unidos - uma nação iluminista, que aceita pessoas de todas as raças e crenças e deixa que elas tentem realizar seus sonhos - é uma idéia linda.

• O Deus Americano
A maçonaria teve muita influência na origem dos Estados Unidos. É interessante que muita gente pense que os Estados Unidos são um país cristão. Talvez sejam, hoje. Mas não o eram na sua fundação. Os pais da nação eram deístas, não teístas. Os teístas acreditam que Deus interfere no mundo, que, se você rezar, Deus vai consertar as coisas para você. Os deístas acreditam que um ser poderoso colocou o universo em movimento - mas a partir daí é tudo conosco.

• Sucesso E Riqueza
Ganhei muito dinheiro, mas não penso muito nisso. Não tenho um iate e ainda dirijo um Toyota hibrído. Não estou interessado nos símbolos convencionais de riqueza. Tenho interesse, sim, em arte e arquitetura. Minha mulher e eu estamos construindo uma casa que será uma verdadeira obra de arte. É nossa grande extravagância. E o sucesso de O Código Da Vinci não mudou minha rotina de escritor. Ainda me levanto às 4 da manhã para escrever. Os meus personagens não se impressionam com o número de livros que eu vendi.

• "Meu Símbolo Preferido"
Em O Símbolo Perdido, o circumponto tem papel fundamental. Segundo o livro, representa tudo e mais um pouco: "a iluminação do deus-sol egípcio, o triunfo do ouro alquímico, a sabedoria da pedra filosofal, a pureza da rosa dos Rosa-Cruzes, o instante da criação, o Todo". Na casa nova que Brown e sua mulher estão construindo, haverá um circumponto em uma janela.
"Dependendo do dia e do ângulo do Sol, ele vai projetar seu ponto de sombra em azulejos específicos, com inscrições. Nossa casa vai ser cheia de códigos", diz o autor.

Para ler o primeiro capítulo de O Símbolo Perdido, Clique Aqui.

2 Comentários:

Dark_Secret disse...

Sou fã dos livros de Dan Brown, adoro o jeito como ele escreve, é sempre fascinante e muito intrigante...talvez esse seja o motivo pelo qual seus livros causam muita discussão...as pessoas não conseguem distinguir ficção de uma obra não-ficção eacabam por misturar as coisas e levar muito a sério..o que não é.
temos que nos deleitar com a leitura que é maravilhosa!!!

Anônimo disse...

Sou fã dos livros de Dan Brown, adoro o jeito como ele escreve, é sempre fascinante e muito intrigante...talvez esse seja o motivo pelo qual seus livros causam muita discussão...as pessoas não conseguem distinguir ficção de uma obra não-ficção eacabam por misturar as coisas e levar muito a sério..o que não é.
temos que nos deleitar com a leitura que é maravilhosa!!!