19.6.09

Formatar HD & Instalar Windows XP

Postado por Cristie®

Formatar um computador e instalar o Windows, é uma tarefa relativamente fácil e muito rápida. Todos deveriam aprender, quer seja porque seu PC está lento demais e travando a todo momento, ou porque está lotado de vírus, ou mesmo por uma pane geral inexplicável. Nada como saber resolver problemas desse tipo e deixar de depender dos amigos ou mesmo dos técnicos que sempre, invarialvelmente arranjam milhares de problemas e desculpas, demorando uma vida prá resolver e devolver o PC. Pensando nisso tudo, elaborei este tutorial. É só prestar atenção e seguir direitinho, que não tem erro. Você vai precisar apenas de um pouco de tempo, e do CD de Instalação do Windows XP.

"ATENÇÃO":
O PC, geralmente está configurado para dar o "BOOT" à partir do "HD" e para que ele dê à partir do CD, você terá que alterar a configuração no "SETUP". Para isso, ao reiniciar aperte continuamente a tecla "Del" até que entre a tela inicial da "BIOS". Entre na opção "Advanced Bios Setup" e procure algo relacionado a "Primary Boot". Escolha a opção iniciar à partir do "CD". Tecle "Esc" e "F10" para salvar e sair.

»Coloque o CD de Instalação do Windows XP no leitor e reinicie o PC. Durante o "Boot", será exibida a mensagem:-
"Pressione uma tecla para iniciar a partir do CD".

Pressione qualquer uma, para que se inicie o Programa de Instalação do XP.


»Vai abrir uma tela carregando arquivos e drivers,como sinaliza a imagem abaixo. Na parte inferior da tela, são exibidas as informações da instalação.



»Após o carregamento, será aberta a "Tela de Boas-Vindas" e oferecidas as opções do Programa. Pressione "Enter".



»Será exibido o "Contrato de Licença". Tecle "F8" para aceitar.



»"Atenção", a tela seguinte é fundamental para uma instalação bem-sucedida. Lhe dá as opções de Deletar, Criar e Formatar as partições no HD. Todas as partições existentes no seu PC, serão exibidas no quadro da tela abaixo, assim como seu nome, formato e tamanho.



A maioria dos computadores geralmente tem uma só partição, quase sempre nomeada como "C:". É nela que está instalado o XP, seus programas e todos os seus arquivos pessoais tais como: fotos, músicas e documentos.
Atualmente é mais que recomendado, que você tenha ao menos mais uma partição além da que fica o sistema operacional e os demais programas. Explico...
Você divide seu HD em 2 particões independentes.
Na C: - instala o XP e demais programas necessários.
Na D: - Armazena seus arquivos pessoais.
Na eventualidade de uma nova formatação, seus arquivos estarão protegidos e qualquer risco de perdê-los, está totalmente eliminado.
Exemplo:- Meu HD é de 160GB
C: - 60GB
D: - 100GB
Claro que são números aproximados, pois o tamanho usado no caso vai ser em MB. Tenha em mente que 1 GB tem 1000 MB.

»Voltando para a formatação padrão, selecione a "Partição C:" e tecle "D" para excluir. No quadro aparecerá apenas uma opção:- "Espaço Não Particionado" e o tamanho total do seu HD.
Escolha a opção:- "Criar Partição" pressionando a letra C.
Escolha o tamanho desejado para a Unidade C: e tecle "Enter".


Na tela constará assim:

C: Partição1 [Nova (Sem Formato)]- [xxxxx MB]
Espaço Não Particionado- [Espaço Restante]

»Se desejar criar a segunda partição, selecione "Espaço Não particionado" e opte novamente por "Criar Partição", que já estará com o tamanho total restante do seu HD.

»Depois de feitas as particões desejadas, selecione a "Partição C:" para a instalação do Windows XP e clique en "Enter".


»Vai aparecer uma tela informando que a partição selecionada não está formatada.
Escolha a opção:-
"Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS" e tecle "Enter".



»A tela seguinte lhe mostrará todo o andamento do processo e vai solicitar a remoção do CD e depois que pressione "Enter", para que o computador seja reiniciado. Neste momento, lembre-se que você alterou o "Boot" para iniciar à partir do CD, aproveite agora e refaça, modificando para o estado original. Siga os mesmo passos iniciais e no "Primary Boot" escolha a opção iniciar à partir do "HD" » "ESC" » "F10".



»Reiniciando, automaticamente começa a instalação. Aguarde.



»Quando acabar a instalação, automaticamente ele reinicia novamente e começa a instalar os arquivos finais do Windows XP. Aguarde até que seja exibida a página inicial de configuração.



»Como o CD já foi configurado para o Brasil, a região, o idioma e o teclado, já estão configurados nas opções padrão. Apenas clique em "Avançar".



»Digite seu "Nome", a "Organização" não é um ítem obrigatório. Clique "Avançar".



»Nos campos abaixo, digite o Serial do Windows XP.Clique "Avançar".



»Nome do Computador:- Não é necessário fazer alteração nenhuma.
Senha do administrador:- Deixe em branco, se quiser adicionar senha aos
usuários, faça depois que o Windows já estiver configurado. Clique "Avançar".



»Configurações de Data/Hora:- Correção somente quando necessária.



»Preparando os arquivos para instalação.



»Selecione "Configurações Típicas". Clique "Avançar".



»Selecione a primeira opção:-
"Não, o computador não está em uma rede..." Clique "Avançar".



»A seguir termina a cópia dos arquivos e reinicia novamente.



»Começa a etapa final de configuração com a tela de "Boas-Vindas". Clique "Avançar".



»Verificação de conexão ativa com a internet. Deixe o modem ligado, configura automaticamente.



»Selecione:- "Não, deixar prá depois". Clique "Avançar".



»Escreva seu nome. Clique "Avançar".



»Finalmente, clique "Concluir" para finalizar a instalação.



Pronto! Seu PC já foi formatado e já tem o Windows XP Professional devidamente instalado, agora basta que você instale os demais programas que tinha anteriormente. Boa Sorte!!!

Obs:- Caso você tenha feito a segunda partição, a única maneira de formatá-la é ir para a pasta:-
"Meu computador" » clique com o botão direito do mouse sobre a outra "Partição (D:)" » escolha "Formatar" » selecione o "Sistema NTFS" » "Nome da Partição" » "Formatação Convencional" » "OK" » Espere "Finalizar".

6 Comentários:

Unknown disse...

excelente explicação!nao poderia ser melhor!!! parabens nota 10

Cristie® disse...

Obrigada, Wanderley! :)
Fico muito feliz que tenha lhe sido útil.
Beijos

@@ disse...

muito bom cara vc me ajudou mais agora surgiu uma duvida se o cd de instalação for pirata eu ainda devo de clicar para me registrar na micro solft

Cristie® disse...

Olá, Harrison!
Sobre sua dúvida... Não há problema em instalar o xp com um cd pirata, mas você só deve se registrar de posse de um serial válido, que encontra facilmente por aí com a devida ajuda de São Google.rs
Boa sorte!!!
Beijossss

Obs:- Se tiver dúvidas de como fazer após o SO já instalado, dê uma olhada no tópico 'Validar Win XP' aqui no Cult. Bye :)

Unknown disse...

vlw cara muito bom! só que eu gostaria de saber se quando eu formato o HD eu perco todos os meus drivers, pq vc não falou nada ai!

Cristie® disse...

Olá, Denis!
Isso vai depender da sua versão do XP, pois ele instala os principais drivers. Caso falte algum em especial, você terá que baixar, ou atualizar se for o caso, manualmente direto do site do fabricante. Espero ter sanado sua dúvida.
Beijosssssss :)